top of page

A "rampa" está à 8.848m de altitude. Brasileiro deseja decolar de parapente do Monte Everest.

Esta não é a primeira tentativa. Embora tenha obtido êxito em chegar no cume em outras escaladas ao Everest, as condições climáticas não foram favoráveis a decolagem.

Expedição Everest 2019

Mauro Chies - Brasil Rodrigo Raineri - Brasil Julio Blander (cinegrafista) - Brasil


A expedição Everest 2019 tem por objetivo atingir o cume da maior montanha do planeta, o Monte Everest (8.848m) pela via “normal" conhecida como Face Sul, no Nepal. O montanhista Rodrigo Raineri pretende descer do cume da montanha voando seu parapente especial para esse propósito enquanto o montanhista Mauro Chies (também um piloto experiente de parapente) o auxiliará na decolagem e descera pela via normal com os sherpas. O cinegrafista da expedição ira documentar tudo do campo base com equipamento especial.


Imagem publicada por extremos.com.br em 2011 durante outra tentativa de Mauro de decolar do cume do Everest.

O deslocamento da expedição iniciará no dia 24/03/2019 com a partida do Brasil desde São Paulo com destino a Catmandu no Nepal. Uma vez no Nepal os participantes deverão iniciar a aclimatação e checagem de equipamentos e suprimentos em Catmandu. Em seguida partem para a cidade de Pokara onde Mauro e Rodrigo irão realizar alguns treinos de “hike and fly”, ou seja, caminhadas de montanha e posterior vôo de parapente desde as mesmas.

Após a etapa preparatória em Pokara a expedição ruma para Catmandu e de lá para a pequena Lukla, onde deve começar a lenta caminhada rumo ao campo base do Everest. No meio do caminho Mauro e Rodrigo pretendem escalar o Lobouche East (6.119m) próximo ao vilarejo homônimo.

Uma vez no campo base os ciclos de aclimatação se darão da maneira usual, no decorrer dos meses de Abril e Maio. Em meados de Maio os montanhistas pretendem atacar o cume da montanha usando oxigênio suplementar, na janela de bom tempo apropriada. Em caso de tempo favorável ao voo de parapente, Rodrigo decolará com auxilio de Mauro desde o cume da montanha iniciando a descida até além do campo base. Mauro descerá pela via normal, acompanhado do sherpa e encontrará o cinegrafista Julio Blander no campo base e dela os dois seguem para encontrar com Rodrigo em Catmandu.

Terminada a expedição os integrantes retornam ao Brasil.





Texto de

Mauro Chies



SPOT Mauro Chies - ESN: 0-8243991

Patrocinador Mauro Chies: Clínica Visão Serra

Acompanhe online a cobertura da expedição em:



Desejamos sorte a todos os participantes dessa aventura e que eles consigam êxito na missão estabelecida.


"A persistência transpõe todo obstáculo". Sêneca






473 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page